Comitê realiza sua primeira oficina de capacitação pós aprovação do Plano



No dia 08 de julho foi realizada a primeira oficina do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia da Ilha Grande, após a aprovação do Plano de Recursos Hídricos. A oficina teve como comunicação e educação ambiental e tinha como objetivo a capacitação e nivelamento de conhecimento dos membros do comitê. Silvania Gontijo, escritora, diretora de arte, educadora e pesquisadora além de Presidente da organização PLANETAPONTOCOM e diretora executiva da REVISTAPONTOCOM desde 2004, foi a palestrante, expondo sua experiência na área de comunicação, educação ambiental e Mídiaeducação.

Após a aprovação do Plano de Recursos Hídricos (PRH) o CBH-BIG busca agora a sua execução, e como primeiro passo para tal realizou sua primeira oficina, com objetivo de iniciar a produção de Plano de Comunicação, o qual está previsto no PRH e vem sendo acompanhado pelo Grupo de Acompanhamento da implementação do Plano de Recursos Hídricos. O documento prevê ações, metas e finalidades no âmbito de comunicação e educação ambiental e se utiliza da oficina para dar todos os membros, uma base mínima de sustentação para produção de um Plano que faça sentido visto a realidade local e o que já vem sendo produzido em território nacional.

Um dos temas chave da oficina foi educação com e através de causa, que se trata da utilização de causas pertinentes aos jovens, de ensino fundamental e médio, incorporadas ao currículo necessário, levando assim ao maior engajamento dos alunos e integração dos professores, tanto na matéria inserida, quanto no projeto em si. As pesquisas realizadas pela palestrante Silvania durante a criação do seu método de trabalho, se mostram como parte chave do projeto ao entender as causas as quais os alunos tinham interesse e quais os nós de aprendizado que os professores encontravam em suas disciplinas, aliando assim o projeto para o interesse de todas as partes envolvidas

Foi discutido também as dificuldades encontradas ao se trabalhar educação no momento atual de pandemia, pois umas das chaves do trabalho de educação ambiental é a criação de vínculos dos alunos com o ambiente promovido por meio da visitação e atividades presenciais.

A oficina tem papel importante na formação de um Plano de comunicação bem estruturado, não só pelo conhecimento passado pelo palestrante, mas também pela criação de uma rede de contatos de profissionais, que já vem realizando trabalhos de grande relevância no âmbito escolar, levando a possíveis parcerias futuras.


Outras Notícias