Saneamento ecológico será tema de Webinar do CBH-BIG na Semana do Meio Ambiente.



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Comitê da Baía da Ilha Grande vai promover o “Webinar da Semana do Meio Ambiente: Saneamento Ecológico”. O evento será totalmente virtual e ocorrerá no dia 08 de Junho, das 15h às 17h, pela plataforma Teams. O objetivo é debater soluções relacionadas ao saneamento ecológico, que são técnicas naturais que visam o aumento da disponibilidade hídrica pela economia de água e a proteção dos recursos hídricos pelo não lançamento de esgoto nos cursos de água, possibilitando a reutilização racional de todos os nutrientes presentes. As inscrições são gratuitas.

Especialistas com experiência em pesquisa e implementação prática vão participar do evento. O diretor da Profill Engenharia, Sidnei Agra, vai apresentar o tema “Soluções Coletivas através do Saneamento Ecológico”. A professora Monica Pertel, do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFRJ, vai falar sobre o “Eco Saneamento”. E o pesquisador em saneamento ecológico do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) Tito Cals, vai trazer os "Projetos de Saneamento Ecológico desenvolvidos pelo OTSS." As soluções de saneamento ecológico já são utilizadas em comunidades tradicionais na bacia da Ilha Grande, como na praia do sono. São formas seguras e viáveis de implantar sistemas de saneamento, garantindo a saúde da população e a preservação do meio ambiente.

As inscrições estão abertas a estudantes, profissionais, pesquisadores e comunidade em geral, por meio do link https://bit.ly/3p3TUjo. Os inscritos receberão o acesso ao webinar um dia antes do evento por via e-mail cadastrado. Além das palestras, o público poderá participar de forma direta, fazendo perguntas e debatendo todo o conteúdo

Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis nas redes sociais do comitê @cbh-big.


Outras Notícias