CBH-BIG divulga Relatório sobre o Cenário Ambiental da Bacia em 2021



Já está no site do Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande a versão atualizada do Relatório Digital sobre o Cenário Ambiental da Bacia. O documento foi elaborado a partir do levantamento e compilação de dados e informações disponíveis sobre a situação dos recursos hídricos na Região Hidrográfica I, área de abrangência do Comitê, e de outros aspectos ambientais relevantes da região que engloba os municípios de Angra dos Reis, Paraty e o bairro Conceição de Jacareí em Mangaratiba.

Trata-se de uma caracterização geral da Região Hidrográfica I, que traz informações sobre o Balanço Hídrico, os Instrumentos de Gestão, o Plano de Bacia e o cenário de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

A elaboração deste relatório é uma das metas a serem cumpridas pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, entidade delegatária do Comitê, no âmbito do Contrato de Gestão firmado com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA. O Contrato de Gestão firmado entre AGEVAP e INEA tem a interveniência do Comitê Baía da Ilha Grande e delega à AGEVAP funções de Agência de Bacia da Região Hidrográfica I – Baía da Ilha Grande.

Com relação à RH-I, no ano de 2021, até o mês de agosto, foi investido um montante de R$ 50.256,26 de recursos estaduais. Desse total, a maior parte dos investimentos refere-se às ações de saneamento, que representam cerca de 61% do total desembolsado. Já as ações relacionadas a Capacitação representam 26% do total, seguidas das ações relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos que, por sua vez, representam 11% do desembolso.

Nesse contexto, acredita-se que o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro (SEGRHI) possui um papel fundamental no processo de enfrentamento dos desafios que se apresentam. Por meio de uma atuação conjunta e cada vez mais coordenada dos entes envolvidos, é primordial continuar concentrando esforços no desenvolvimento e implementação de projetos e ações efetivas, que de fato contribuam para a melhoria dos recursos hídricos da bacia.

Para ter acesso a todas as demais informações, acesse o relatório através do link:
https://www.cbhbig.org.br/relatorio-ambiental.


Outras Notícias