A nova rotina do Comitê durante a pandemia

 
 
 
 

Comunicado sobre o funcionamento do Comitê publicado em suas mídias digitais

 
     
 

O regime de quarentena foi adotado no mundo todo este ano a fim de reduzir os índices de contaminação do novo Coronavírus, a Covid-19. No Brasil, o isolamento teve início em meados de março e com isso, diversas atividades tiveram de ser interrompidas temporariamente e outras passaram a seguir novas regras de funcionamento. Com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia da Ilha Grande (CBH-BIG) não foi diferente.

Logo em março, novas regras de trabalho foram adotadas, levando em consideração as medidas impostas por decreto pelo Governo do Estado. Prontamente o Comitê publicou comunicado (foto em destaque) para informar a todos que o atendimento ao público na modalidade presencial foi temporariamente suspenso, sendo feito por telefone e e-mail, além das reuniões que passaram a acontecer em ambiente virtual, por meio das videoconferências.

O recém-eleito diretor-presidente do CBH-BIG, Ulisses Mansur, afirmou que “essas suspensões são importantes para evitar o trânsito, principalmente de membros, entre as três cidades que compõem a bacia hidrográfica, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba”. Ele ainda acrescentou que “pouco a antes da paralisação foi realizada a Reunião Plenária Ordinária, portanto não haverá tantos prejuízos a datas de plenária”.

Para a manutenção das reuniões, feitas em ambiente virtual, e cumprimento das demandas do Comitê, sua secretaria-executiva, tem papel fundamental em promover a assessoria e produção das atas conforme feito nas reuniões presenciais. Dessa forma, as atividades não sofrem prejuízos e cumprem sua agenda.

O diretor-presidente, destacou a responsabilidade do comitê junto à sociedade. De acordo com Ulisses, “os comitês foram criados para gerenciar o uso dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada com a participação da sociedade”. Ele ainda destacou o papel da água no combate ao Coronavírus:

“A água é um elemento de fundamental importância no combate à pandemia por se tratar de um dos principais meios para higienização pessoal. O gerenciamento correto da aplicação dos recursos neste momento de crise ajuda a diminuir os efeitos causados pelo Covid-19. Citamos por exemplo, investimentos em saneamento básico, pois com condições precárias de saneamento, a propagação do mesmo tende a ser mais rápida e a intensificação da higiene é apontada por especialistas como a melhor estratégia para combate ao vírus”, explicou o diretor-presidente do Comitê.

A rotina de trabalho do Comitê e de sua secretaria-executiva tem seguido as determinações do Governo do Estado e, por isso, podem ser alteradas a qualquer momento, sendo devidamente comunicado em suas mídias digitais.