Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande promove Mostra de Filmes sobre a água


Imagem: Instagram 1a Mostra de Filmes DÁGUA

No próximo dia 10 de dezembro, Paraty irá receber o primeiro festival de produções audiovisuais Mostra de Filmes D’ÁGUA. O evento, promovido pelo Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande (CBH BIG), integra a programação do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS) que começa pouco antes, no dia 07. O objetivo é promover a conscientização ambiental através da arte, convidando a população a assistir e a se emocionar com histórias sobre a água, sua importância e como ela é impactada diretamente pela ação humana.

A mostra de filmes da água é gratuita, aberta ao público, e a programação reúne obras audiovisuais exibidas em sessões com duração entre um minuto e meio a 2 horas durante todo o dia. As produções exibidas terão curta, média e longa duração. As produções de longas metragens serão exibidas no Cinema da Praça e as de curtas e médias metragens serão exibidos no Sesc Santa Rita compostas pelos seguintes eixos:

- ÁGUA E SUSTENTABILIDADE – reunirá produções sobre iniciativas de uso sustentável da água.
- O USO PREJUDICIAL DAS ÁGUAS – serão exibidos filmes sobre ações prejudiciais ao bom uso da água.
- OS GUARDIÕES D’ÁGUA – produções sobre comunidades tradicionais que habitam regiões onde a água é abundante e seu importante papel na proteção dessas águas.
- ÁGUA PARA CRIANÇAS – produções feitas para o público infantil com foco na importância dos recursos hídricos.

O evento faz parte da FITS ÁGUA 2022 Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, será realizado o DIÁLOGOS DA ÁGUA – REGIÃO COSTA VERDE, que tem como foco a gestão sustentável da água no Estado do RJ e no Brasil, em consonância com os rumos e experiências internacionais, e a visão local alinhada à global, em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humanos. A mostra de filmes, promovidas pelo

Comitê vai usar da arte para ilustrar os diálogos. O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande é um órgão colegiado, sem fins lucrativos que realiza ações e projetos em prol da água na bacia que inclui Paraty, Angra dos Reis e o bairro Conceição de Jacareí em Mangaratiba, na Costa Verde. De acordo com o Plano de Recursos Hídricos do Comitê, do consumo total, o abastecimento público é o uso consuntivo mais importante, respondendo por 73,5% do total, equivalente a cerca de 4.719.780 litros de água por hora. Em seguida vem o uso industrial com 20% (1.284.194 litros por hora), a aquicultura com 4,8% e a mineração que utiliza cerca de 1,1% do total de água utilizada na RH-I. Essa necessidade traz a responsabilidade de gerir de forma eficiente a água, um bem natural finito.

A organização e curadoria da Mostra é liderada pela cineasta Cecília Lang, que contou com a colaboração do diretor e produtor audiovisual franco brasileiro, Raphael de Oliveira. Cecília Lang é documentarista independente carioca com curtas metragens e roteiros premiados e selecionados para Festivais Internacionais de Cinema no Brasil e no mundo.


Outras Notícias