Já estão chegando à comunidade de Ponta Negra em Paraty/RJ, os biodigestores que vão garantir o tratamento primário de esgoto aos moradores e trabalhadores da localidade. O objetivo é preservar os recursos hídricos e naturais da pequena vila que atrai turismo ecológico e de aventura. Os equipamentos adquiridos pelo Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG), através da AGEVAP, permitem a coleta e tratamento de cerca de 160 mil litros de esgoto por dia, atendendo até 1.600 pessoas. O projeto do Colegiado irá atender localidades de Angra dos Reis e Paraty que, por serem afastadas dos centros urbanos, não contam com rede de coleta e tratamento de esgoto.
Os equipamentos começaram a chegar na pequena e afastada localidade de Paraty no dia 13 de fevereiro. O transporte só é possível por barcos, o que exigiu maior planejamento considerando a previsão do tempo e outras variáveis. Cem (100) biodigestores serão instalados em toda comunidade, trazendo benefícios à saúde e ao meio ambiente. A responsabilidade da instalação e manutenção dos equipamentos é da Prefeitura Municipal de Paraty, que também instalará caixas de gordura para garantir a efetividade do tratamento. A população irá receber as informações necessárias para o correto uso, preservação e funcionamento dos biodigestores, além dos seus benefícios que são praticamente imediatos.
Ao todo, através do projeto, serão entregues 81 biodigestores em Angra dos Reis, sendo 65 de 700L e 16 de 1500L e 100 biodigestores em Paraty, todos na comunidade de Ponta Negra, sendo 70 de 700L e 30 de 1500L.
“Para que serve um Biodigestor?” - O biodigestor auxilia na correta destinação dos dejetos. Ele acelera o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. Uma de suas vantagens, é evitar o surgimento de doenças causadas pelo contato direto com o esgoto como diarreias, febre tifóide, leptospirose, hepatites e verminoses, e é claro, contribui com a melhoria da qualidade das águas e do meio ambiente.