O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) está financiando o projeto de Saneamento Ecológico da Aldeia Araponga, desenvolvido através de um acordo de cooperação técnica assinado entre a AGEVAP e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), por meio da FioTEC (FIOCRUZ) e em parceria com o Fórum de Comunidades Tradicionais. O projeto consiste na construção de banheiros com sistemas alternativos de tratamento de esgoto, que visam a melhoria nas condições sanitárias precárias encontradas atualmente na Aldeia Araponga, localizada em Paraty.
O desenvolvimento do projeto partiu da demanda levantada pela própria comunidade tradicional, devido ao estado precário do saneamento nas aldeias indígenas da região. A comunidade participou de todo o processo, desde o diagnostico até a escolha da solução de tratamento. Estão sendo investidos cerca de R$ 137 mil, recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, deliberado pelo Comitê e operacionalizado pela AGEVAP. A solução de tratamento escolhida pelos residentes da Aldeia Araponga foi a Bioete, equipamento compacto e bem eficiente, que trata até 1.350 litros por dia e atende até 10 pessoas diariamente, garantindo a cobertura de picos com hospedes e eventos. O tratamento é feito por um conjunto de bactérias, que digerem a matéria orgânica presente no esgoto, sem gerar lodo. Assim, não existe a necessidade da retirada periódica de lodo ou da contratação de caminhão limpa fossa. Nino, o cacique, ainda indicou que a estrutura fosse construída de pau a pique, técnica de construção com madeira e barro, que faz parte da cultura indígena.
O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande, a AGEVAP e o OTSS buscam mudar as condições sanitárias precárias das aldeias indígenas da região através das ações de saneamento ecológico. “O ponto mais importante de melhoria das condições sanitárias é a questão de dignidade para as famílias da aldeia, tanto pela privacidade de cada banheiro, como pelo seu respectivo sistema de saneamento”, explicou Tito Cals, membro do Comitê de Bacia da Ilha Grande e também do OTSS, responsável técnico do projeto.