CBH-BIG realiza 75° Reunião Ordinária Plenária



O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande realizou na última Quarta-feira, dia 10 de abril, sua 75ª Reunião Ordinária Plenária, na sede da SUPBIG/INEA. 

 
Na reunião foram aprovados e deliberados assuntos importantes como: A finalização do Projeto de saneamento ecológico da aldeia araponga, a atualização sobre a instalação dos Biodigestores nas localidades da Ponta Negra, Japariz, Praia Vermelha e Retiro, o Subprograma 3.1 Articulação para mitigação de impactos e foram apresentadas as Principais ações realizadas pelo Comitê no biênio 2022-2024. 
 
A plenária iniciou com os informes sobre a finalização do projeto de saneamento ecológico da aldeia araponga, apresentado por Tito Cals da OTSS/Fiocruz. Em sua apresentação ele reforçou cada passo sobre as realizações do programa, também as dificuldades e soluções enfrentadas e abordou planejamentos para novos projetos em conjunto ao CBH-BIG.  
 
Em seguida a atualização sobre a instalação dos biodigestores nas localidades de Ponta negra, Japariz, Praia vermelha e Retiro, pauta abordada por Luís Paulo Presidente geral do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baia da Ilha Grande, trazendo informações sobre o avanço das instalações dos Biodigestores em Ponta negra e a situação atual das instalações nas regiões de Japariz, Praia vermelha e Retiro. O assunto também contou com a participação de representantes do SAAE e do Presidente da associação de moradores do bairro Retiro.  
 
A apresentação das principais ações realizadas pelo comitê no biênio 2022-2024 reforçou todo o esforço contínuo do Comitê de Bacias Hidrográficas BIG em prol das águas da baía da ilha grande relembrando as principais ações realizadas durante o biênio. 
 
Também foi citado como uma das principais pautas o subprograma 3.1 articulação para mitigação de impactos que faz parte do plano de recursos hídricos (PRH-BIG), assunto abordado por Vitor Lisboa Especialista de Recursos Hídricos da Agevap. 
Foram apresentadas as ações do subprograma articulação para mitigação de impactos fomentando a discussão sobre o monitoramento no território da Baía da Ilha Grande que tem como objetivo, acordar com os governos municipais a compra de equipamentos, instalação, manutenção, operação e disponibilização de dados com o objetivo de aumentar a captação de informações sobre eventos climáticos na bacia, contribuindo para respostas mais rápidas em eventos?extremos. 
 
Finalizando a Reunião foram abordados os assuntos gerais, espaço de diálogo e alinhamento de informações pelos membros e diretoria presentes na reunião.  


Outras Notícias