Foi realizado do dia 17 a 19 de abril o Encontro Estadual de Comitês de bacias hidrográficas (ECOB RJ)., O evento reúne os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas, planos de ação em andamento e trocar experiencias sobre recursos hídricos.
Este encontro é realizado anualmente pelo Fórum Fluminense de comitês de bacias hidrográficas que é um colegiado formado pelos comitês de bacias do estado do Rio de Janeiro, o evento foi realizado de forma hibrida no Museu do Amanhã- RJ.
Neste ano o tema central foi Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios, discutindo a união de esforços e recursos para a gestão sustentável dos recursos hídricos das regiões hidrográficas do estado, de acordo com suas respectivas características, e do planejamento das ações previstas. Foram realizados palestras, cursos, mesas de debates com especialistas, apresentações de trabalhos e visitas técnicas destinadas a avaliar a gestão hídrica fluminense.
O evento foi aberto ao público e teve como principal objetivo integrar e estimular o diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro.
Dando início a programação no dia 17 de abril foram realizadas Oficinas e Rodas de Conversa exclusivas para membros dos CBHs; logo após a abertura com entrega de homenagens e a Palestra com o tema principal “Integração pelas águas: governança, planos e territórios".
Ao decorrer do evento foram abertas as Mesas de diálogo e divulgações com seus respectivos temas. O segundo dia (18) iniciou-se com a mesa “Soluções baseadas na natureza", seguido da Mesa “Articulação entre Gestão hídrica e Gestão costeira?/ monitoramento" com a participação do CBH-BIG trazendo a integração entre a política de Recursos Hídricos e o gerenciamento costeiro com características do Plano de Recursos Hídricos (PRH-BIG), a última mesa do dia encerrou-se com o tema “Saneamento – planos de governança no território".
Dia 19 de abril o Último dia de XI ECOB/RJ se deu início com a mesa “Os impactos da transposição do Rio Paraíba do Sul no cenário de Crise climática”, em seguida a mesa trouxe o tema “Enquadramento e outorga no cenário de crise climática”, encerrando-se a última mesa com o tema “Educação ambiental para a gestão dos Recursos Hídricos em contexto de crise climática”.
Além das mesas de diálogos, a programação contou com apresentações de trabalhos científicos, premiações, entregas de homenagens, programa de mentoria aos CBHs do Rio de Janeiro e a assembleia geral do Fórum Fluminense de comitês de bacias hidrográficas (FFCBH).
Para nós do CBH-BIG foi um momento de grande oportunidade para compartilhar experiências, apresentar as boas práticas aplicadas e conhecer os desafios enfrentados.